PMA fecha serraria ilegal e multa proprietário em R$ 11,4 mil

A serraria não possuía o licenciamento ambiental obrigatório

Luis Gustavo, Da Redação


Durante fiscalização ambiental em uma serraria no perímetro urbano de Nioaque, policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim localizaram, ontem (23), uma serraria ilegal e que também armazenava madeira sem o documento de origem expedido pelo órgão competente. A serraria não possuía o licenciamento ambiental obrigatório.

24 m³ de madeira nativa das espécies, Angico, Louro-preto, Ipê, Ximbuva, Sucupira e Canafístola, serradas e em toras, estavam no pátio da empresa e não havia a autorização ambiental de origem DOF (Documento de Origem Florestal), que é o documento legal para se ter em depósito ou transportar qualquer produto florestal. A madeira foi apreendida e a serraria foi embargada.

O dono da serraria, de 65 anos, residente em Nioaque, foi autuado administrativamente e multado em R$ 11,4 mil. Ele também responderá pelos crimes ambientais de armazenamento de madeira ilegal, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e por funcionar atividade potencialmente poluidora sem a licença ambiental, com pena prevista de três a seis meses de detenção.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!